Come closer


Saudações, visitante! Neste momento, você se encontra no Hishoku no Sora, um blog pessoal sem fins lucrativos. Aqui se fala de tudo um pouco, então fique à vontade!
A versão atual é inspirada na música "We Don't Talk Anymore", ilustrada por Jimin e Jungkook (BTS).

Home Me Blog Links

Talk to me
Kawasumi Shana, 24 anos e contando +1 todo dia 7 de fevereiro - logo, sou toda aquariana. Adoro música, mangás, animes, filmes e livros. Odeio insetos, injeções e filmes de terror, sou criativa e contraditória, possivelmente tenho um parafuso a menos - mas juro que sou legal. Ou não.more?

Stay in touch


Follow

Unspoken Words

Past Tense

Stay a little longer

 
Hishoku no Sora
Google Chrome | 1366x768


Happy Halloween: como surgiu?
Boys and girls of every age 
Wouldn't you like to see something strange? 
Come with us and you will see 
This, our town of Halloween
This is Halloween, The Nightmare Before Christmas





Feliz dia das Bruxas à todos! E que os seres do submundo e espíritos das trevas estejam com vocês! o/
Olá, olá, queridos leitores! Espero que tenham passado bem os últimos dias. Eu particularmente me encontro bem mau-humorada neste momento, uma vez que o blogger fez o favor de apagar o post enorme que eu tinha a-ca-ba-do de terminar. Mas ok, nada me impedirá de comemorar o dia de hoje! Afinal, todos sabem que o Halloween é meu segundo dia favorito do ano - perdendo apenas para o natal, porque sim. Sendo assim, esta data tão magnífica jamais poderia passar em branco aqui no Hishoku e, com ou sem viadagem do blogger, este post há de acontecer!
Embora o Halloween seja uma comemoração estrangeira, já fazem uns bons anos que a data tem chamado a atenção aqui no Brasil, tanto de adultos quanto crianças. Mas e você, caro leitor, sabe como surgiu o Halloween?

Bom, pra começar, vamos pela etiologia da palavra. Halloween é, na verdade, uma forma reduzida da frase All Hallows' Even, traduzida como "Noite de Todos os Santos". Esta seria a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day) - comemorado no Brasil dia 1 de Novembro, um dia antes do feriado de Finados.
Eventualmente, as pessoas encurtaram a expressão para "hallowe'en", que com o tempo passou a ser grafada como halloween. Mas a origem da festividade vem bem antes, entre os anos de 2000 e 100 a.C. Nesta época, as regiões da Grã-Bretanha e França eram habitadas pelo povo Celta, o qual, no dia 31 de outubro, praticava o Samhain, importante festividade que assinalava o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio" - período associado aos mortos. Nesta data, era possível  um contato com o mundo dos mortos, e acreditava-se que maus espíritos viriam assombrar os vivos e possuir seus corpos, já que esta era a única forma de obter a "vida após a morte" - daí o costume de fantasiar-se de criaturas sombrias e bizarras, que originalmente objetivava afastar a influência desses espíritos malignos nesta data específica.
Séculos mais tarde, a festa veio a ser proibida pela Igreja Católica, que a considerava profana. Ela foi, ainda, associada às bruxas, seres muito temidos durante a Idade Média, o que provavelmente explica a presença delas como símbolo do Halloween e a tradução do termo para "Dia das Bruxas", no Brasil.
A sua chegada ao continente americano provavelmente se deu em meados de 1840, com a fuga de imigrantes irlandeses para os Estados Unidos. Estes, àquela época, buscavam escapar da fome que assolava sua terra natal. As lanternas de abóbora e a lenda de Jack O'lantern também são provenientes de um mito irlandês, conhecido como Stingy Jack.

Também popular no Dia das Bruxas, principalmente nos EUA, o Trick or Treat originou-se de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
"No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu" (Fonte: Além da Imaginação).
Embora tenham se originado em rituais antigos, vale ressaltar que as comemorações de hoje são bem diferentes das de outrora - as fantasias de hoje já não servem mais para espantar espíritos e ninguém mais faz orações aos mortos quando ganha docinhos. Ainda assim, essa é a origem do Halloween, essa data cheia de mistérios e monstros sombrios.

Fontes:
Mundo Estranho, Qual a origem da comemoração do Halloween?
Além da Imaginação, A história do Halloween e seus detalhes.
Yahoo! Notícias, Origem e lendas do Halloween
Brasil Escola, A história do Halloween.


Espero que tenham gostado, queridos leitores. ♥ Vale a pena visitar esses links acima também, pois, além de trazerem as origens do halloween, contam com diversas outras curiosidades, lendas e histórias dessa data que eu gosto tanto. A propósito, além do dia das bruxas, no dia 31 de outubro é comemorado o Dia do Saci aqui no Brasil! Nós temos as nossas criaturas bizarras a serem exaltadas também, não é demais? Lidem com isso, americanos.
Por fim, eu fico por aqui. Que os espíritos malignos os assombrem esta noite, queridos leitores, e que as bruxas joguem os feitiços mais grotescos sobre vocês! o/ Um beijo, e até a próxima!

Marcadores: , , ,


By Shana • quinta-feira, 31 de outubro de 2013 • 6 ComentáriosLink to this post


«older newer»