welcome
posts me blog links
"There's a part of you I'm trying to reach
Still a part I don't know
Tell me, is devotion a gift or a thief?
Do you wish I'd let go?

webmiss

Kawasumi Shana. 25 anos, somando +1 todo dia 07 de Fevereiro. Aquariana. Adoro música, mangás, animes, filmes e livros. Odeio insetos, injeções e filmes de terror, sou criativa e contraditória, possivelmente tenho um parafuso a menos - mas juro que sou legal. Ou não. more?

follow me


Follow



last words

 
Hishoku no Sora
Google Chrome | 1920x1080


Dia das Bruxas: Cuca, a bruxa brasileira


Saudações, jovens almas inocentes! Venho em nome dos espíritos malignos desejar-lhes um dia sombrio, um Feliz Halloween! Espero que já tenham passado por baixo de muitas escadas e cruzado o caminho de muitos gatos pretos, pois essa é a magia do nosso dia! E não se esqueçam de dormir com as janelas abertas, pois à meia-noite as mais tenebrosas bruxas lhes pagarão uma adorável visita ♥
Como hoje é um dos meus dias favoritos no ano, estamos em clima de festa e, portanto, teremos o post especial de Halloween mais uma vez ♥ Porque mesmo que os brasileiros não vistam as fantasias e saiam pelas ruas a comemorar, a magia rola solta na minha cabecinha de Bruxa, há! Preparados para mais uma história tenebrosa?

No ano passado, eu contei a vocês a origem do Halloween e de alguns costumes praticados nessa época, como a caça aos doces e as fantasias. No Brasil, dia 31 de Outubro tem sido concebido como Dia do Saci, uma criatura mitológica do folclore brasileiro. Pensando nisso, como nós temos por aqui muitas lendas (embora comemoremos o Folclore em 22 de Agosto) eu decidi falar um pouco da nossa "bruxa", aproveitando a temática de hoje. 
Se na Europa/EUA as pessoas têm as bruxas de chapéu pontudo e vassoura voadora, aqui no Brasil a gente tem a Cuca. Todo mundo já deve ter ouvido falar, principalmente naquela cantiga de ninar que - sabe-se lá como - embalava nosso sono na infância: Nana-neném que a Cuca vem pegar.
A cantiga deriva justamente da Lenda da Cuca, descrita como uma velha feia e maldosa que rouba as crianças desobedientes de suas famílias - daí a ideia de que, se você não dormir quando a mamãe mandar, é bom correr da Cuca.
A lenda da Cuca provavelmente se originou de uma lenda portuguesa, segundo o Wikipedia, sobre uma espécie de dragão chamado "Coca". A história veio pra cá na época da colonização, e se espalhou em algumas partes do Brasil como essa velha feia e má, com roupas rasgadas. Mas foi nas histórias do Monteiro Lobato, um dos mais famosos escritores brasileiros de literatura infanto-juvenil, que a Cuca passou a ser retratada como se fosse uma mulher-jacaré de longos cabelos louros, e por conta da popularidade dessas histórias (tem algum brasileiro que não conhece Sítio do Pica-Pau Amarelo?), a imagem da dela ficou enraizada dessa forma. Nessa fantasia, a Cuca é uma bruxa que mora em uma caverna da floresta, onde fica fazendo poções mágicas, e conta sempre com a ajuda do Saci Pererê pra realizar seus planos malignos. Ou seja: na lenda ou nos livros, o negócio é correr da Cuca mesmo!

Fontes: Wikipedia, SuaPesquisa


E aí, o que acharam? Conheciam a Cuca? Sabiam de onde tinha vindo? Particularmente fiquei bem chocada em saber que ela é originária de uma lenda portuguesa - no fundo, na minha cabecinha inocente, era uma criação do Lobato mesmo que acabou por cair na crença popular, mas ora vejam só. Mas é claaaro que uma bichana feia dessas, com cara de jacaré e com um cabelo necessitando uma progressiva urgente, só podia ser criação nossa mesmo, hahaha! 
Ficamos por aqui, jovens espíritos amaldiçoados! Que os gritos dos mortos lhes assombrem à noite, que as almas penadas puxem seus pés que e, por fim, que tenham um terrível Dia das Bruxas pela frente! Espero que encontrem muitas assombrações em seus caminhos hoje! ♥
Que as Forças das Trevas encontrem vocês.

Marcadores: , ,


Written by Shana | 31 de outubro de 2014 | 5 Comentários | link to this post


«older newer»