welcome
posts me blog links
"There's a part of you I'm trying to reach
Still a part I don't know
Tell me, is devotion a gift or a thief?
Do you wish I'd let go?

webmiss

Kawasumi Shana. 25 anos, somando +1 todo dia 07 de Fevereiro. Aquariana. Adoro música, mangás, animes, filmes e livros. Odeio insetos, injeções e filmes de terror, sou criativa e contraditória, possivelmente tenho um parafuso a menos - mas juro que sou legal. Ou não. more?

follow me


Follow



last words

 
Hishoku no Sora
Google Chrome | 1920x1080


Mini-Resenha | Strong Woman Do Bong Soon

Saudações, jovens leitores!
Setembro chegou e não há nada melhor para começar um mês do que resenha no blog (bem, talvez chocolate e docinhos sejam mais gostosos, mas a gente faz o que pode com o que tem).
Tô devendo essa resenha faz um tempo, mas promessa é dívida e cá estou eu pra falar de um dorama pra vocês - Strong Woman Do Bong Soon! Sigam-me os bons~
Ficha Técnica
Ano: 2017
País/Idioma: Coréia do Sul/Coreano
Gênero: Ação, comédia, Romance, Supernatural, Investigação, Thriller
A primeira vez que vi algo sobre esse dorama foi pelo facebook, nas propagandas do DramaFever - eram uns vídeos curtos, com algumas ceninhas do casal principal, que eu achei divertidas. O que eu sabia, então, era que se tratava de um romance com uma boa dose de comédia, sobre uma garota que era bem forte. Vocês imaginem, então, a minha surpresa ao me deparar com um dorama que mescla a comédia romântica de sempre com uma investigação policial, sequestros, violência e mistério, tudo numa trama só. Bem louco, né não?
Pois é bem isso que acontece em Strong Woman Do Bong Soon. A gente acompanha a protagonista, Bong Soon, na aventura de lidar com a sua super força - um dom que todas as mulheres de sua família recebem e com o qual têm de lidar independente da sua vontade. A vida da nossa heroína vira de cabeça pra baixo quando Minhyuk, um jovem empresário, vê seu poder em ação e decide contratá-la para ser sua guarda-costas.

Também gosto, Minhyuk!

O plot é básico, facilmente encontrável em uma série de mangás shoujo qualquer - como fazer Strong Woman Do Bong Soon valer a pena? A aposta da produção foi o suspense.
A história se mostra um pouco mais macabra quando uma mulher é assassinada no bairro da heroína, e várias mulheres começam a desaparecer nos arredores. Está feita a trama - um mistério a ser resolvido, muito suspense e um tema consideravelmente atual: os crimes misóginos, aqueles que são praticados contra mulheres em razão de ódio, preconceito ou desprezo por elas.


Apesar de seguir o esteriótipo da protagonista encalhada, embora bonitinha, dona de um charme pouco-convencional que conquista o bofe bom partido, Bong Soon também representa de uma maneira bem leve toda uma categoria feminina que precisa se fortalecer numa sociedade machista. Não se enganem: o dorama não traz nenhuma crítica social forte, tampouco trabalha questões feministas de fato. Porém, a premissa é empoderadora se comparada com outros dramas e novelas do tipo: uma jovem dona de uma super-força, que deve ser sempre usada para o bem, e decide que precisa usar o seu poder para salvar outras mulheres. Soa bem, não?
Outro ponto muito bacana da série é justamente o papel de apoio que os homens representam para a Bong Soon - muito num clima que já vimos em casais clássicos, como Usagi e Mamoru em Sailor Moon. Embora todos queiram protegê-la (porque, bem, se uma pessoa que você gosta está em perigo, você quer protegê-la), ninguém nunca tira dela o seu protagonismo ou oprime a sua vontade de fazer a diferença - o próprio Minhyuk vê na Bong Soon uma mulher forte e, portanto, atraente, da qual ele quer cuidar, mas está sempre ajudando a "combater o mal", inclusive auxiliando a jovem a controlar melhor seus poderes pra fazer bom uso deles. Muito diferente da protagonista feminina forte que tipicamente é "adocicada" (e portanto enfraquecida) em prol de um romance, aqui a relação entre as personagens é sobre fortalecer o poder e protagonismo da heroína. E vamos combinar: em se tratando de produção asiática, por mais sutil e quase inexistente que seja, encontrar um enredo que exalta o poder feminino é sempre refrescante!

Abrindo as portas para o feminismo no mundo dorameiro!

Isso tudo dito, o foco da série continua sendo o romance e o desenrolar das relações dos protagonistas com os personagens secundários. Existe uma boa dose de alívio cômico (do tipo pastelão) que por vezes diverte, por vezes enche o saco, e a parte do suspense fica suspensa em grande parte do dorama. Ainda assim, a temática é boa, está em alta e por se tratar de algo bem inovador nos romances sul-coreanos, acho que foi até bem trabalhada. Não diria que Strong Woman Do Bong Soon é para todas as idades, mas dá pra assistir com a mamãe, a vovó e a prima adolescente numa boa. Com bastante ação, romance e comédia, é uma série gostosa, que traz uma certa complexidade sem que o expectador precise pensar muito - é fofo e agradável, mas sai um pouco da caixinha e embora não ao ponto de receber um prêmio, foi uma tentativa admirável e consideravelmente satisfatória. Por fim: o dorama vale a pena. Fica a dica pros leitores que procuram algo leve mas com um tempero a mais.


Com isso, encerro esse post por aqui! Tentei ser breve e desviar bonito dos spoilers (e acho que consegui, heim?)~ Prometi tanto essa resenha que agora não sei se ela foi de encontra às expectativas de vocês XD Bem, fica aí a dica. Beijinhos a todos os leitores e até a próxima!

Marcadores: ,


Written by Shana | 8 de setembro de 2017 | 6 Comentários | link to this post


«older newer»