posts shana blog links
+ + +
New Layout | 8bits + 80's retro vibes

Saudações, queridos leitores! O tempo vai passando e eu estou aqui injuriada com minha rotina excessivamente rotineira - então eu concluí que alguma mudança que estivesse ao meu controle precisa acontecer. Cá estamos nós então, de layout novo num molde bem revolucionário, you're welcome.
Antes de falar dessa versão: como vocês têm passado? Eu confesso que não tenho mais nada de novo pra falar sobre mim - estou inclusive me dando muitos empurrõezinhos nas costas pra fazer esse post acontecer, porque estou numa crise de preguicite daquelas. Até na minha terapia eu estou mais brisando sobre coisas do que falando das minhas questões (mas minha terapeuta vai na onda, então estamos de boas né). Ao menos essa semana me serviu pra aprender algumas coisinhas relevantes, como a função "loop" no youtube e como fazer player de música em HTML5. Nem tudo está perdido na mesmice, afinal.
De qualquer forma, falemos do que está na cara de todos: versão nova no blog! Como eu disse num outro post recentemente, eu andava injuriada com a mesmice do meu blog (e agora, estou com a mesmice da vida), e queria dar uma renovada em algumas coisas. Essa necessidade de mudança chegou ao ponto de eu fazer algo que eu sempre odiei: o layout com barra de rolagem na área de conteúdo. Pois é, senhoras e senhores (e todos que estão nesse meio), a última vez que usei um layout nesse modelo foi em 2011. São 9 fucking anos, então meu ponto está provado. Apesar disso, achei que talvez eu conseguisse me adaptar de novo a esse molde, uma vez a resolução da tela de todo mundo têm aumentado nos últimos tempos e, com isso, eu tenho mais espaço pra trabalhar. Isso dito, a verdade é que eu me arrisquei com esse layout, porque eu resolvi usar um recurso do qual não sou fã pra ver no que dava.
Gostei do resultado? Gostei, é por isso que vocês estão vendo ele aqui. Resta saber quanto tempo ele vai durar em vossas telinhas, hahaha!
Modelo explicado, vamos lá: o que me inspirou a fazer esse layout?
Esse design já é daquela leva de "layouts mais do mesmo que eu fiz e quero reaproveitar de outra forma". A verdade é que em algum dia (lá por 2014), enquanto fazia vários nadas no computador, eu fiquei refletindo sobre como meu estilo tinha mudado e que eu havia deixado de lado alguns recursos que eu gostava bastante lá nos primórdios. Acho que a otimização das ferramentas de pesquisa de imagens do Google alteraram muito meu processo criativo; hoje em dia a gente pode criar menos e sobrepor mais, e eu fiquei refletindo se eu ainda tinha a 'manha' de criar composições inteiras do zero. Foi basicamente assim que essa montagem de Ao Haru Ride surgiu, comigo brisando e testando se minha habilidade com brushes ainda existia.
O ponto é que, diferentemente de outros layouts meus, esse em si não começou com nenhum propósito, então eu já tentei fazer algo funcionar com ele outras duas vezes - nada fazia muito sentido em si, porque não tinha um objetivo muito claro. Até que aconteceram duas coisas: (1) eu esbarrei com um Mash-up entre Euphoria do Jungkook (BTS) com Midnight City do M83, o que me levou a todo um processo de caçar versões de músicas do BTS em clima dos anos 80; (2) um súbito vício em artes 8bit, mais conhecida também como Pixel Art. Uma coisa se juntou com a outra na minha cabeça e quando eu me dei conta, esse layout simplesmente aconteceu.
A princípio eu fiquei bem desanimada com esse processo, porque o Flash vai morrer em dezembro e muitos players de música não estão mais funcionando. O problema? Esse layout não faz sentido nenhum sem a música de fundo - a imagem principal não foi feita com essa vibe retrô/80's feels/8bits, e na minha cabeça o layout todo ia parecer muito jogado sem as músicas que eu usei de fundo (que foram o fio condutor de todo o meu processo criativo, basicamente). Felizmente, como eu disse no começo, descobri um player em HTML5 que funciona e, embora não dê pra personalizar muito, faz o trabalho - mas no fim contrariando tudo o que acabei de dizer, acabei usando o player antigo nesse layout por motivos de: eu queria usar mais de uma música nessa versão, então escolhas foram feitas.
O ponto é que, aos trancos e barrancos, o layout acabou dando certo. Precisei fazer algumas alterações pra encaixar o conteúdo da barra lateral nas páginas internas do blog, mas acho que tudo se ajeitou ao final e eu terminei satisfeita. Já estou pensando no que vocês vão dizer sobre essa mudança tão drástica, HAHAHAHAHA! Mas o que importa é que, ao menos aqui no blog, eu posso mudar os ares e sair da mesmice (o que não posso dizer da vida fora do computador, visto que já são 3 meses e o povo brasileiro segue falhando nos princípios básicos da biologia. Ai, ai, fazer o que né non?).
Anyways! Espero que tenham gostado, que o layout fique bonitinho na resolução de vocês e que todos entrem no clima 80's/8bits junto comigo ♥ Beijinhos a todos e até a próxima, queridos leitores!

Marcadores: ,


Written by Shana | 9 de junho de 2020 | 7 Comentários | link to this post



«older home newer»