navigate
posts shana blog links


follow this blog

archive
labels
Decorações Halloweenescas!

Maldições a todos, leitores deste blog! Espero que vossa semana tenha sido tenebrosa, cheia de horrores e assombrações - embora, é claro, só no sentido bruxesco da coisa, pois nos tempos em que estamos eu jamais desejaria coisas negativas a vocês que leem este bloguinho.
Nessas duas semanas que se passaram, eu acabei me enrolando com uma série de coisas e tarefas que apareceram (ou que eu inventei, não seria mentira), e acabei demorando pra juntar o que eu queria pra esse post - além de editá-lo e prepará-lo num geral, porque sou dessas. Mas, o Halloween se aproxima, e isso por si só já recarregou minhas energias o suficiente pra enfrentar meu cansaço e preguiça - bora festar!
Pra receber de braços abertos todas as bruxas e fantasmas, eu usei os enfeites que já tinha guardados da festinha que fiz ano passado, mas optei também por fazer algumas coisas novas com o que eu tinha à mão - afinal, embora o Dia das Bruxas seja maravilhoso, nem sempre a gente está disposto a gastar dinheirinhos em decoração né non? Ainda mais pra uma data que pouco é celebrada no Brasil. Dessa forma, usei e abusei da minha criatividade pra dar uma variada, e resolvi compartilhar com vocês minha produção artística, porque agora sou uma blogueirinha de respeito cheia dos DIY!



Provavelmente a dica mais fácil desse post, aqui no Brasil a gente já está bem habituado a fazer e usar bandeirolas - geralmente, contudo, em festas juninas, visto que essa é a decoração mais tradicional pra essa data.
Apesar disso, as bandeirolas são bem fáceis de fazer, e aparentemente são um item de decoração comum das festinhas lá na gringa. Eu particularmente AMO umas bandeirinhas - vocês já me viram usá-las aqui em layouts de aniversário e layouts natalinos do blog, então não deveria ser segredo pra ninguém.
Munida de papel, lápis de cor, tesoura, régua e uma fita de cetim que eu já tinha em casa, resolvi criar eu mesma umas bandeirinhas bem Halloweenescas!


A primeira coisa que eu fiz foi medir a altura que eu queria e calcular mais ou menos quantas bandeirinhas eu queria fazer. Depois que medi e risquei tudo, fui riscando com a ajuda de uma régua e lápis de cor o design que eu queria fazer - daí fui pintando na maior calma, porque achei mais fácil fazer todo o fundo de uma vez só em vez de uma por uma.


Quando terminei de colorir, cortei com a ajuda de régua e estilete, usando a primeira bandeirinha como medida para as demais. Acabou sobrando uns 2cm de papel, porque quando fui cortar achei que minhas medidas estavam muito quadradas e eu queria algo mais retangular. Depois que cortei todas, comecei a fazer as marcações atrás, pra cortar e furar.

PESSOALMENTE, eu queria algo que ficasse o mais bonitinho possível, então eu fui medindo com uma régua e fazer marcações até conseguir fazer um triângulo certinho, bem bonitinho. Depois que cortei a primeira bandeirinha, usei ela como molde pra riscar as outras, e cortei com uma tesoura.
Como usei um papel mais durinho, eu optei por fazer furos e passar a fita de cetim por eles, em vez de dobrar e colar a borda. Pra isso, eu medi mais ou menos onde queria os furos e fiz uma linha reta à lápis, e daí usei um furador pra que eles ficassem todos na mesma altura e distância, deixando as bandeirolas uniformes.

Por fim, passei a fita de cetim pelos furinhos, sempre entrando pela frente no primeiro e saindo para frente no segundo, pra que a fita não aparecesse muito nas bandeirinhas. O resultado vocês já viram no começo do post!
Acho a ideia fácil, pois você pode fazer com qualquer tipo de papel e de linha - pode ser barbante, linha de costura, ou mesmo outros tipos de fita de tecido que você tenha à mão. O bom das bandeirolas é que você pode amarrar elas nos lugares ou mesmo usar durex, por serem leves, e elas já levantam o clima rapidamente ♥ Caso você não curta desenhar e tenha uma impressora à mão, também dá pra procurar vários modelos na internet - como esse, esse e esse aqui, ou mesmo imprimir imagens que você gosta e usar de fundo (tipo pôsteres dos seus filmes favoritos!)



Ainda inspirada, decidi aproveitar as sobras de papel pra dar um clima 'creepy' à estante de livros que temos aqui em casa (que só tem livros da minha mãe, but who cares, vários espaços a serem decorados!). Enquanto ficava olhando minhas bagunças, eu me lembrei desse gif aqui e pensei: ei, isso é fácil de reproduzir!
Mão à obra, então!


Pra ficar um efeito bacana, o ideal é ter um papel com fundo vermelho - ou pintar ele bem pintadinho, com bastante afinco. Mas é ainda mais fácil do que a primeira: basta fazer o desenho do sangue escorrido em um papel da sua preferência e cortá-lo!
Uma dica: quanto mais duro o papel, mas difícil de fazer as voltas com a tesoura. Você pode tentar outras variações, como usar papel branco pra fazer parecer dentes, mas eu acho que o sangue escorrido é a opção mais divertida!


Depois de cortar o papel, eu colei uma linha de fita dupla-face ao longo de todo o comprimento dele - pra minha sorte, a fita tem a mesma espessura das prateleiras da minha estante, então foi só alinhar e colar depois de pronto. ♥


Ainda aproveitei o papel que sobrou das bandeirolas, porque ele tem um lado vermelho, e fiz uns "respingos" menores pra colocar nas outras prateleiras. Adorei o resultado, porque foi bem fácil e deixou bem característico pra data!



Embora eu tenha chamado de "adesivos", não sei bem o que é isso. Essa ideia me surgiu porque meu irmão comentou que um dos lados da nossa sala, onde fica uma parede com quadros, não estava decorado. E aí fiquei pensando no que fazer, porque pintamos a casa recentemente e eu não queria colar nada nas paredes. Daí pensei: poxa, eu podia colocar algum enfeitinho na moldura dos quadros, né?
E foi assim que começou a ideia dos pseudo-adesivos-de-papel que vos apresento aqui.


Primeiro eu comecei fazendo alguns rabiscos em umas sobras de papel que eu tinha usado pra outra coisa (reaproveitar o que já se tem é o lema, pessoal). Nunca tinha desenhado morceguinhos, então dei uma olhada em algumas referências e tentei reproduzir algo que tivesse a forma que eu queria.


Quando terminei os desenhos, pintei com lápis de cor bem forte, pra ficar o mais uniforme possível, e acabei decidindo separá-los com uma tesoura pra facilitar o corte - pois a bonita aqui decidiu fazer um morceguito com várias meia-luas e pontas pequenas, e o tamanho do papel estava me atrapalhando um pouco pra cortá-los mais rentes ao desenho.


Depois de cortados os "adesivos", coloquei um pedaço de fita dupla-face nas costas de cada um - e não colei em tudo, porque eu queria que ficassem meio soltos mesmo - como se estivessem voando pelas molduras, em vez de estáticos e grudados nelas.


Esse é provavelmente o item mais aberto dessa lista, porque você pode desenhar qualquer coisa! Aproveitei que estava no pique e desenhei umas balinhas e uns docinhos candy corn, pra deixar bem no clima e mais variado. Apesar de ser algo bobo, meu irmão adorou e disse que harmonizou mais o ambiente (que, segundo ele, dava pra dividir entre a sala de Halloween e a sala sem Halloween. Taí, uniformizei pra você).



Provavelmente meu item favorito dessa aventura decorativa!
Eu sempre vi vídeos dessas "galáxias em garrafa", que eram uma febre lá pelos naos de 2012-2014. Nunca consegui fazer, porque nunca tive verba pra comprar os itens necessários e meus pais raramente guardavam potes de qualquer coisa (e, quando morei sozinha, não usava potes de plástico e vidro pra quase nada, basicamente).
Acontece que pra fazer umas receitas, eu acabei comprando alguns corantes alimentícios e pensei: ei, talvez isso funcione. Aproveitei o frete de uma outra compra e surrupiei um potinho de glitter, catei as coisas aqui em casa e assisti esse tutorial aqui pra ver se eu conseguia fazer alguma coisa mágica com isso tudo.
Pois não é que eu fiz?!


Pra fazer esses potinhos de poções mágicas, você precisa de um pote - eu usei essas mini 'mason jars', de umas velinhas aromáticas que eu comprei e que fiquei com dó de jogar fora depois -, algumas bolas de algodão (e a quantidade depende do tamanho do seu pote, então podem ser 3 bolinhas ou 15), algum tipo de tinta ou corante e um pouco de água. Sim, é só isso mesmo - o glitter fica a seu critério, se você tiver à mão ou se quer dar o efeito "galático" a sua poção!


Algumas pessoas colocam as bolinhas de algodão inteiras, mas eu prefiro desenrolá-las e ir desfiando o algodão pra dar um efeito mais "soltinho" (embora eu não sei dizer se as minhas poções ficam tão enevoadas e etéreas como as que vejo pela internet). Ainda, como meus potes eram pequenininhos, eu catei dois palitos de bambu pra me ajudar a colocar o algodão e deixei as cores prontas em copos medidores, pra não fazer bagunça.


Daí em diante não tem muito segredo: basta você colocar um pouco do líquido, um pouco de algodão, e ir repetindo esse processo até o topo do potinho - como se estivesse fazendo um pavê, em pequenas camadas. Caso você vá usar glitter, basta colocá-lo entre a 'camada' de algodão e água, pois a não ser que você use algum tipo de óleo ou glicerina, o glitter vira uma camada por cima da água e não dá tão certo (pelo menos com o meu, que era muito fininho, tive esse problema).


Pra fazer o efeito "degradê", basta você misturar a água depois das camadas de algodão - pois teoricamente, o algodão previne que a água se misture toda de uma vez e dá um efeito mais suave entre uma cor e outra. Eu não consegui reproduzir ele tão bem, mas achei que deu bem certo apesar de tudo!


Por fim, eu fiz 4 potinhos de poções mágicas - no redondo, contudo, optei por tentar algo diferente e usei um pouco de corante líquido e sal-grosso pra fazer esse efeito de cristais. Não ficou exatamente como eu queria, mas até que dá pro gasto - vai bem menos material que a versão com água e algodão, e dá um efeito incrivelmente bacana! A melhor parte é que, embora as poções sejam bem bruxescas, você pode mantê-las como decoração o ano todo! ;) Sucesso, né não?!


Pois bem, pois bem. Apesar do cansaço da rotina - que, embora 'isolada em casa', segue na correria entre tarefas e compromissos -, tenho deixado um tempinho pra fazer algo criativo e divertido ao longo dos meus dias. Ando com uma certa fadiga pra sentar no computador e escrever, mas tenho tentando me manter firme aí na blogosfera e tudo o mais.
Eu não tinha pensado em fazer um mês temático no blog, sendo honesta, mas acabei me empolgando e optei por dividir coisas que eu estava fazendo em vez de só indicar o que achei pela internet - e pensei que seria bacana se pudesse ajudar a vocês, leitores queridos, a fazer algo diferente na rotina de vocês. Afinal, nem todo mundo pode celebrar o Halloween em festa, principalmente agora que precisamos nos manter afastados das pessoas, mas talvez vocês gostem da data assim como eu e queiram entrar no clima de alguma maneira. Ficam aí essas dicas, então! ♥ Espero que tenham gostado - e tomem cuidado, pois vai saber o que essa semana mística e tenebrosa nos reserva? MUAHAHAHA! Até a próxima, reles mortais!

Marcadores: , ,


Written by Shana | 26 de outubro de 2020 | 6 Comentários | link to this post



«older home newer»