navigate
posts shana blog links


follow this blog

archive
labels
Fazendo cadernos tipo moleskine

Saudações, queridos leitores! Como começou o dezembro de vocês? O meu começou difícil - foram tantas más notícias nessa semana que já não sei dizer como estou conseguindo manter a compostura e escrever esse post. Em verdade, estou tentando fazer essa postagem acontecer desde domingo pois, como disse, a semana está um caos desde o começo; ouso dizer que o início de dezembro não tem sido mais tranquilo ou prazeroso pra mim desde 2017, mas vou deixar esse desabafo pra outro momento.
Como eu gosto muito do Natal, eu pensei que seria bacana fazer uma série de postagens mais temáticas esse mês, sem cair muito na mesmice da playlist natalina e dos posts de decoração (que eu faço sempre, diga-se de passagem). E aí como fazia algum tempo que eu queria dividir isso com vocês, resolvi postar sobre como eu aprendi a fazer cadernos do tipo moleskine nessa pandemia - sim, 100% feitos à mão, por mim mesma, yours truly. Obviamente, esse post não é bem um tutorial passo-a-passo, mas... deve servir pra dar uma ideia.
Minha ideia é: se você quer dar um presente útil, bonitinho e com carinho, feito por você, faça cadernos! Todo mundo sempre acha uma utilidade pra eles, e muita gente se sente amada quando recebe algo feito à mão. Então êis minha sugestão: vamos aprender a fazer cadernos bonitinhos pra dar de presente nesse Natal!


Pra começar, eu vou indicar alguns vídeos que eu assisti pra entender mais ou menos como funcionava esse lance de fazer cadernos costurados e se eu conseguia fazer acontecer - esse primeiro, de onde eu tirei as ideias pra colocar a capa, o elástico, fita e como deixar o bloco do caderno bem firme mesmo se você falhar na costura, e esse aqui onde eu aprendi a tática de fazer cadernos de até 30 folhas com grampeador e borracha, pra quem não quer se arriscar na costura e quer testar uma técnica mais prática pra começar (embora ela na sequência ensine a fazer com costura também, então fica de acordo com o gosto de vocês).


Os materiais que eu usei estão todos aí em cima: usei papel paraná pra fazer a capa durinha, clips do tipo comum e do tipo binder, um agulhão pra furar as folhas e uns pedacinhos de papelão pra facilitar a furação. Além disso, obviamente usei linha e agulha, estilete, cola e papel contact pra finalizar.
Eu acabei encontrando duas maneiras de fazer as capas - a primeira forma que aprendi foi com papel contact, e é com ela que vamos começar!


A primeira coisa que eu fiz foram as folhas - aprendi a usar folha pontilhada com meu planner atual, e como não consigo usar caderno sem pauta pra absolutamente nada, achei que era mais prático me arriscar nas folhas pontilhas (porque fiquei com medo que se imprimisse com linhas pudesse ficar tudo torto no final. A pontilhada é ao menos mais discreta).
Pra fazer um caderno básico de 96 folhas, tipo esses que compramos em loja, você precisa de 4 blocos de 12 folhas, que serão dobradas ao meio. No entanto, quanto maior a gramatura do papel (vulgo: a grossura da folha), menos folhas devem ter os bloquinhos. Nos meus eu usei sulfite marfim 75g - se você pretente fazer cadernos pra pintar, usar canetinhas e afins, recomendo um papel mais grosso!
Pra dar certo eu imprimi 50 folhas sulfite frente e verso, dobrei cinco delas exatamente ao meio e usei essas como medida pra marcar e fazer os furinhos (por onde fiz a costura). No processo que eu registrei, eu fiz 5 blocos com 10 folhas cada - porque eu gosto de números redondos, me julguem.


Depois, separei os blocos, centralizei e alinhei todos, e prendi com esses clips tipo binder. Já usei clips comuns (e eu prefiro em algumas etapas), mas às vezes na hora de furar algumas folhas ficavam desalinhadas por causa da força, ou quando eu tirava, eles marcavam as folhas. Acabei achando os binders mais práticos e tenho preferido usá-los nessa hora - mas não é obrigatório!


Depois de medir e marcar os furinhos nas folhas, basta colocar algum apoio (que pode ser papelão, como eu usei, ou EVA) e fazer os furos. Comprei o agulhão porque é chato de fazer com agulha normal, mas não é impossível desde que ela seja uma agulha mais grossinha (eu comecei usando uma agulha de máquina de costura, mas o agulhão facilita PRA CARAMBA esse trabalho).
Quanto à distância, eu particularmente não me preocupo muito com estar tudo perfeito e simétrico, então eu faço o primeiro furo e meço 3cm ou 3,5cm entre os furinhos até a outra ponta. Depois de furar a primeira folha, eu coloco os blocos um por cima dos outros e faço a marcação com uma lapiseira, que acho mais prático!


(Mal dá pra ver, mas a ideia era mostrar como um bloco serve de modelo pra marcar os furinhos do outro.)


Depois de furar, é a etapa da costura. Se você for fazer um caderno só, você pode primeiro costurá-lo e depois dobrar ao meio - mas se você pretende fazer um caderno grande, com vários bloquinhos tipo o moleskine, recomendo dobrar antes de costurar - vendo os vídeos, vocês vão perceber que isso facilita muito a costura, pois precisamos ir unindo um bloco ao outro conforme vamos costurando!


Pra medir a linha, basta você contar mais ou menos quanto você vai precisar pra ir e voltar. Algumas pessoas usam uma linha só pra todos os blocos - eu achei difícil fazer isso com linha comum, então eu meço 4 vezes o tamanho do caderno, costuro eles individualmente e depois vou unindo eles uns aos outros. Medir a linha de acordo com a altura do seu bloco é o jeito mais fácil - se for usar linha grossa, meça 2 vezes o tamanho (ida e volta), se for usar linha comum e precisar fazer "linha dupla" (ou seja, dobrar a linha ao meio), meça 4 vezes o tamanho!


O bloco finalizado fica assim - a graça de fazer o moleskine você mesma é que você pode fazer ele com quantos blocos você quiser. Essa foi minha primeira tentativa, então ele está mais fininho - mas já fiz uma versão com 120 folhas, o que dá mais ou menos 480 páginas!
Nos vídeos que indiquei eu aprendi o truque de passar cola na lateral do bloco e deixar secar com um peso. Dessa forma, mesmo se sua costura não ficar super justinha, você garante que os bloquinhos menores não vão soltar e vão ficar bem juntinhos e alinhados!


Caso você tenha gostado da ideia mas não queira começar pelo caderno grande (com vários bloquinhos costurados), você pode fazer um caderno simples só com essas instruções. Pra isso é só fazer todo esse mesmo esquema de alinhar e furar as folhas, mas basta incluir uma pra servir de capa - ou, se você usar a técnica do grampeador com a borracha, é só grampear o bloco junto da capa e tudo certo. Acima eu deixei alguns exemplos que eu fiz aqui em casa usando a sulfite marfim e uma folha de papel kraft mais grossinho (aí decorei como deu na telha, mas fica aí a sugestão).


Por fim, aqui o registro de uma baguncinha opcional, na minha opinião: nivelar os cadernos. Eu absolutamente odeio essa parte e desisti de fazer com o tempo, porque não acho que fica tão terrível assim (principalmente se você consegue fazer a capa maior que o bloco, daí nem sujam as folhas).
Pra nivelar, você precisa alinhar uma régua pra ver o quanto precisa cortar pra todos os blocos ficarem do mesmo tamanho e passar um estilete infinitamente. Cortei um teco do meu indicador fazendo isso (e não senti na hora, só percebi um vermelho esquisito e daí PÁ!, "mds me cortei"), e eu nunca consigo deixar tudo certinho. Acabei deixando essa etapa de lado, mas fica aí o lembrete de que ela existe e se arrisca quem quiser.


Enfim, a capa! Pra fazer a capa dos meus eu usei papel paraná de uma gramatura mais fina - eu comprei o mais barato que achei na Kalunga com medo de não usar pra nada depois e, no fim, já gastei ele com várias coisas HAHAHA!
Você vai precisar de um pedaço grande pra cortar do tamanho do seu bloco duas vezes (capa e contracapa) e mais uma tirinha fina pra fazer a lombada. Já vi gente que só corta um pedação inteiro e dobra no meio, mas eu prefiri fazer assim pra deixar um acabamento bacaninha.
Pra medir eu literalmente deitei meu bloco no papel e fui cortando até dar certo. Se você fizer dessa forma, a largura da capa pode ser igual à do bloco, pois na hora de encapar fica um espacinho entre a capa, contracapa e lombada, pra dar um acabamento bacaninha. Vocês entenderão na próxima etapa!


Depois de cortar, você precisa alinhar tudo muito direitinho e colar no papel contact. Uma dica boa é colocar uma régua na base do contact e aí só colar o papel paraná rente à régua. Nessa primeira tentativa eu fiz a lombada menor - depois eu concluí que não precisava fazer isso e passei a fazer tudo com a mesma altura.


A etapa de grudar o bloco na capa eu não fotografei, mas basicamente: você vai usar um papel mais grossinho pra fazer a folha de guarda. Como fiz cadernos A5, eu usei uma folha de papel kraft A4 pra isso. Dobre a folha e passe cola na bordinha dela, onde está dobrado, e cole SÓ ESSA BORDINHA na primeira folha do seu bloco, bem rente e alinhado (como se estivesse incluindo uma folha extra depois dele estar pronto). Quando secar, você vai passar cola em toda a área de uma das páginas e colar essa folha na capa - e é por isso que a primeira folha do caderno sepre tem uma faixa colada na folha de guarda, porque é esse esquema que deixa o bloco preso à capa. Se você não entendeu nada, veja nos vídeos que indiquei, que fica bem claro. É por isso também que eu recomendo que vocês deixem o caderno secar ao menos por 24h antes de tentar usá-lo pra alguma coisa.


Pra colocar fita e alástico - que são etapas 100% opcionais -, você precisa fazer tudo isso antes de colar a folha de guarda. A fita deve ser colada direto na "profundidade" do bloco, onde fica a lombada, e o elástico é feito direto na capa - daí você cola a folha de guarda por cima pra ele ficar bem preso e não escapar. Eu particularmente achei meio chato de fazer e desisti, risos.


E assim ficou o caderno prontinho, com elástico, fitinha e tudo! Esse, na verdade, foi o meu segundo - na primeira vez eu fiz só o caderno sem os frufrus, mas minha mãe passou a mão nele rapidamente e precisei fazer outro pra mim (also: eu estava entediada no meio da quarentena, e fiz vários pra passar o tempo).


Mais uma foto dele aberto nas páginas, pra vocês verem que bonitinho ♥


Depois de duas tentativas, eu enfrentei um impasse: eu enjoei do contact que eu estava usando, mas não queria gastar dinheiro desnecessariamente pra comprar outro. Daí eu pensei: caramba, será que não dá pra usar a mesma lógica com papel e fazer uma capa eu mesma?
Pois foi isso o que eu fiz. Catei uma cartolina branca que eu tinha aqui em casa e fiz o mesmo processo do começo - dessa vez, trocando a etapa do contact por cartolina. Cortei ela do tamanho que eu precisava (eu uso o comprimento de uma régua normal pra medir o 'excesso' de papel pra dar o acabamento, por isso fica assim certinho) e colei direitinho com cola extra-forte, usando paninho e régua de plástico pra ficar bem retinho e sem bolhas.


Deu um tico mais de trabalho do que com o contact, mas deu bem certo - e achei mais fácil fazer o acabamento entre a lombada e a capa/contracapa no papel, pra ser sincera. Minha capa feita, agora eu pecisava pensar num design pra ela. Acabei escolhendo um personagem no qual eu estava absolutamente viciada na época: a fofura encarnada, o baby Chimmy.

Achei que seria legal imprimir várias imagenzinhas pra fazer tipo uma estampa, em vez de uma imagem só. Imprimi esse set da foto e cortei as figurinhas bem direitinho - mas daí achei que ia ficar meio vazio. Não queria imprimir mais e ter Chimmys dos dois lados, então pensei: seria legal se tivesse alguma textura, né?


Cacei uma estampa de bolinhas com efeito aquarelado e recortei - bolinha por bolinha, sim - pra fazer uma estampa bem fofa do jeito que eu queria!


Depois que cortei todas as imagens que eu ia precisar, fui posicionando elas na capa pra ver mais ou menos como eu queria colar - achei mais fácil do que colar direto, achar feio e ter que fazer de novo.


Depois de posicionar e colar todas as figuras, encapei a capa com papel contact transparente, pra dar mais durabilidade - e pra não sujar, já que cartolina branca mancha super fácil e eu tenho planos pra esse caderno, então queria que ele fosse bonitinho e durável.


Aqui a capa por dentro, pra vocês verem o acabamento - eu uso os triangulos que corto fora pra finalizar e ficar tudo bonitinho. Não sei se deu pra entender o que eu disse, mas tá aí a foto pra vocês tentarem, né.


Como a capa era branca - e as cores tema do Chimmy nas artes oficiais são amarelo e verde -, optei por usar esse papel estampado pra fazer as folhas de guarda. Fiquei com medo de não dar certo porque esse papel é um pouco mais mole que o kfrat que usei nas outras vezes, mas funcionou! Quando fiz a colagem, contudo, percebi que a folha de guarda estava maior que o bloco e deu um acabamento meio esquisito na capa - daí eu finalizei com uma washi tape dourada, pra ficar mais estético mesmo. Quem viu achou que foi proposital pra fins decorativos, então o plano deu super certo MUAHAHAHA!


Aqui a folha de guarda coladinha no bloco, pra vocês entenderem como funciona esse "mecanismo" de prender as folhas na capa.


Foco nesse acabamento bonitinho que me deixou toda orgulhosa ♥


Por fim, pra ficar de exemplo, uma foto de mais um caderninho que fiz sem pauta pro meu irmão, com umas artes do Deadpool - aqui eu fiz um pattern com lápis de cor mesmo, pra não ficar tudo branco. Também usei a mesma técnica com cartolina branca e papel contact pra finalizar. As possibilidades são infinitas, gente!


Pra quem ficou curioso: tem 27 imagens nesse post, sem contar os gifs que usei pra decorar e a plaquinha no topo da postagem. E sim, eu redimensionei e editei uma por uma, então vocês façam o favor de respeitar a minha luta e desconsiderar quaisquer erros de digitação que encontrarem nesse post, porque eu estou: cansada.
Por fim, eu imagino que pareça ser super trabalhoso, mas é bem rápido fazer os cadernos depois que você pega o jeito - esse do meu irmão eu comecei por volta de 12h e terminei às 16h, mais porque precisava esperar a cola secar entre uma etapa e outra do que por qualquer outra coisa. Acho que é fofo pra usar pra si mesma, pra dar de presente ou, se você quiser ser aquela pessoa empreendedora e consegue fazer isso tudo com perfeccionismo, pra vender mesmo. Fica a critério de quem está fazendo! Eu espero que a ideia tenha ao menos inspirado vocês a fazer alguma coisa ♥
Eu vou ficando por aqui! Beijinhos pra quem leu esse post (me faz feliz saber que vocês levam esse trabalho todo a sério, de verdade) e uma boa semana! Até a próxima, queridos leitores! :*

Marcadores: ,


Written by Shana | 9 de dezembro de 2020 | 6 Comentários | link to this post



«older home newer»