navigate
posts shana blog links


follow this blog

archive
labels
Animes que assisti em 2024
.

Pra quem ainda não notou - embora eu ache muito difícil, honestamente - eu sou muito fã de animes e mangás. Apesar disso, quem acompanha esse blog há mais tempo talvez saiba que na última década eu tenho focado muito mais em ler do que assistir coisas. Depois da faculdade, eu não assisti praticamente nada e, com o tempo, até minhas leituras acabei negligenciando, muito em função do cansaço, mas também por causa da minha insônia (que exigia uma rotina bem rígida quanto a uso de telas após as 18h).
Isso dito, neste ano eu voltei a assistir algumas coisas, muito em função da gentileza de um amigo meu que me cedeu um login na Crunchyroll. Como chegamos ao final do ano, na minha cabeça fez sentido listar todos os animes que assisti em 2024 - primeiro porque faz tempo que eu não trago resenhas e dicas no blog e, em segundo, porque eu adoro fazer listas e me dar conta da quantidade de coisas que fiz num determinado nicho.
Spoilers: assisti muito mais animes do que eu imaginava esse ano.
Isso dito, faço o disclaimer de que não me comprometi em fazer nenhuma resenha séria, apenas listei as coisas que vi e o que achei, motivo pelo qual alguns títulos têm comentários mais longos do que outros. Sigam-me os bons - e também os que buscam alguma indicação do que assistir no futuro~


Mobile Suit Gundam SEED
Ano: 2002; Temporadas: 02; My Anime List
Já falei exaustivamente desse anime nesse blog, mas preciso reforçar novamente o fato de que voltei a assistir animes esse ano graças a Gundam SEED. Em novembro do ano passado descobri que sairia um filme da série, e como já faziam 20 fucking anos que eu tinha assistindo GSEED, peguei pra rever a série inteira desde a primeira temporada. Dividida entre Gundam SEED e Gundam SEED Destiny, a série conta a história da Kira Yamato, um jovem programador prodígio que acaba se envolvendo no conflito armado entre a Aliança Terrestre e ZAFT, e aprende a duras penas o quanto a guerra permite aos seres humanos serem cruéis uns com os outros. A primeira temporada conta com 50 episódios, assim como a a segunda, de 2004. Em janeiro foi lançado um filme com cerca de 2h de duração, entitulado Gundam SEED Freedom e, frente ao sucesso estrondoso do longa, uma animação prequel foi anunciada, denominada Gundam SEED Freedom Zero, sobre a qual ainda não temos detalhes. Pra quem se interessar, é possível assistir às duas temporadas do anime gratuitamente pelo Youtube, no canal da GundamInfo: season 1; season 2. Obs: o número de episódios está correto, a versão remasterizada (feita em 2014) acabou excluindo alguns episódios de recap (que, bom, eram meio inúteis mesmo).

Kusuriya no Hitorigoto
Ano: 2023; Temporadas: 01; My Anime List
Um dos hits desse ano! Também conhecido como "Diários de uma Apotecária", esse anime viralizou principalmente por causa da abertura, que eu apostaria ser uma das mais hypadas de 2023/2024 - e é de fato muito boa mesmo. Nessa série acompanhamos as aventuras da MaoMao, uma jovem pobre filha de um apotecário (boticário ou farmacêutico) que cresceu aprendendo sobre medicina e tem um apreço especial por estudar vários tipos de veneno, criando inclusive uma certa resistência física a algumas substâncias. Certo dia, ela é sequestrada por um grupo de homens que acaba a vendendo para trabalhar na corte imperial chinesa. Por lá ela acaba se envolvendo com a alta corte, após descobrirem que a jovem empregada é na verdade uma jovem muito inteligente, capaz de resolver vários mistérios e enigmas dentro do palácio.
Kusuriya no Hitorigoto é uma série que mescla a cultura tradicional chinesa, romance e comédia com um vibe meio Sherlock Holmes, que é um rolê que eu curto bastante. Adoro o fato de sempre existir um mistério a ser solucionado, bem como a personalidade irreverente de muitas das personagens. Outro aspecto que eu adoro é que ao longo do 'enigma semanal', pouco a pouco vamos desvendando o passado de cada personagem, bem como aprendemos um pouco da cultura e tradições da sociedade da época. Pra quem gostar, vale pontuar que já temos uma segunda temporada confirmada para 2025 - mas para quem quiser se aprofundar, o anime é adaptação de uma série de light novels e também conta com dois mangás em publicação, que já estão bem adiantados em comparação à animação.
Foi um dos meus favoritos desse ano! Recomendo muito.

Spy x Family
Ano: 2022; Temporadas: 03; My Anime List
A essa altura todo mundo já deve ter ouvido falar de Spy x Family, eu só estou bem atrasada mesmo. A história acompanha Loid Forger, um espião que precisa se camuflar na sociedade de classe média e alta para conseguir informações sobre um homem extremamente discreto, cujos filhos estudam em uma escola de elite. Para isso, Loid precisa criar uma família de mentira, e passar pelo minucioso processo seletivo da escola, tudo isso escondendo sua verdadeira identidade de Anya e Yor, que compõe com ele uma família de desajustados - o que ele não sabe é que as duas também tem seus próprios segredos a esconder.
Apesar da sinopse, Spy x Family é uma comédia bem de boinhas. Os primeiro episódios são muito divertidos, mas confesso que demorei muito pra terminar porque o anime tem uma vibe meio slice of life que me deixou bem entediada da metade pra frente. Não fiquei hypada pra ler o mangá e terminei quase que por obrigação. Além das 2 temporadas disponíveis na Netflix, Amazon Prime e Crunchyroll, a série conta com um longa metragem (2023) e já tem mais uma temporada confirmada, ainda sem data de estréia. Se você gosta de histórias engraçadas (quase pastelão) e com um ritmo mais calmo e dia-a-dia, certamente vai adorar Spy x Family - mas se, assim como eu, prefere coisas mais emocionantes, ou que tenham um objetivo mais claro que conduz a história, talvez não goste tanto.

Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Ano: 2022; Temporadas: 02; My Anime List
Se você nunca teve contato com Gundam antes, começe por Witch from Mercury. Dona do gunpla (Gundam Plastic Model) que bateu recorde de vendas, a série conta a história de Suletta Mercury - a primeira protagonista feminina da franquia desde sua criação, em 1979 - uma jovem 'caipira' que consegue ingressar em uma escola avançada de tecnologia onde tudo é resolvido por meio de duelos com robôs gigantes. O pano de fundo, no entanto, é um conflito político entre os Spacians - humanos que vivem a vida no espaço com todos os luxos e tecnologias possíveis - e os Earthians, oriundos do planeta Terra, onde já quase não existem recursos para a sobrevivência humana após anos de exploração e poluição. Apesar disso, o corpo humano não é feito para viver no espaço, o que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas menos favorecidas. Existe uma tecnologia que pode ser a solução para esse problema: a GUND-ARM, mas a mesma fora proibida após a alta taxa de mortalidade entre pilotos que utilizavam da mesma em campo de batalha. Nesse cenário, Suletta vai vivendo o dia-a-dia tentando fazer amigos e digerir o fato de que ela é agora noiva da jovem Miorine Rembran, filha de um político extremamente poderoso e influente - mas que não poderia se importar menos com tudo isso, pois seu único desejo é viajar até o planeta terra, que sua mãe tanto amava.
GWitch é uma série muito mais fácil de digerir do outras da franquia Gundam, mas apesar do começo muito shounen, ela vai gradativamente aumento a complexidade do enredo e te levando a se envolver com os sentimentos das personagens. Eu comecei odiando metade do elenco e chorando por todes no final - inclusive, comecei chorando já no Prólogo, que me pegou totalmente desprevinida; eu NUNCA MAIS vou ouvir "happy birthday to you" da mesma forma. O fato de termos duas protagonistas femininas e um romance homoafetivo também é uma mudança bem-vinda na franquia, que inclusive virou polêmica, mas basta assistir e não haverão dúvidas que nossas meninas nasceram pra ficar juntas ♥
Vocês podem assistir as duas temporadas gratuitamente pelo canal da GundamInfo, aqui!

Cherry Magic! Thirty Years of Virginity Can Make You a Wizard?!
Ano: 2024; Temporadas: 01; My Anime List
Cherry Magic não tem esse nome no título original, mas é muito mais curto do que o título em japonês, então usaremos. Nesse anime acompanhamos a história do Adachi Kiyoshi, um jovem proletário de 30 anos que, em função de sua virgindade, adquiriu o poder de ouvir os pensamentos das pessoas caso encoste nelas. É graças a essa recém-descoberta habilidade que ele acaba desvendando a paixonite aguda do Kurosawa, um de seus colegas de trabalho que é o sonho de toda garota: esbelto, gostoso, inteligente, gentil, o pacote todo. Contudo, para a tristeza das solteiras do escritório, a paixão aguda do Kurosawa tem um objeto bem específico: o próprio Adachi.
Comecei a assistir o anime quando me deparei com a icônica cena do elevador no meu feed e achei absolutamente hilário. Acabou aparecendo como recomendação no Crunchyroll posteriormente e pensei: ah, curtinho, completo, por que não? Foi a melhor decisão possível! Cherry Magic é divertido sem ser completamente fora da realidade, fala sobre descobrir os próprios sentimentos, lidar com as inseguranças e até um pouco sobre homofobia. A história é bem levinha, apesar disso, e eu morri de vergonha alheia do Kurosawa várias vezes, mas num geral foi muito gostoso de ver. Também li o mangá e recomendo bastante, é tão bom quanto a animação - pra quem preferir, a história também tem um dorama, embora eu não tenha assistido. Infelizmente a animação em si é meio inconsistente, mas se você busca um romance divertido ou algo leve e curtinho, recomendo super, pois a série conta com 12 episódios e o enredo vale a pena.

Kimetsu no Yaiba
Ano: 2019; Temporadas: 05; My Anime List
Assisti 5 temporadas e 1 filme em uma semana? Sim, assisti - porque Kimetsu é bom nesse nível. Iniciado em 2019 e em vias de entrar no seu arco final por uma série de filmes, Kimetsu no Yaiba é um grande hype muito merecidamente, e faziam anos que eu não me deparava com um título que me fizesse sentir como se eu tivesse meus 11 anos de novo assistindo anime no Cartoon depois da escola. Num mix que eu chamei de "InuYasha meets Fullmetal Alchemist", em Kimetsu (conhecido como ~Demon Slayer~ pelos ocidentais) acompanhamos a trágica história de Kamado Tanjirou, o jovem irmão mais velho em uma família de 5, que trabalha vendendo carvão para ajudar a mãe no sustento de sua família. Em uma de suas viagens até a cidade, Tanjirou acaba dormindo fora e, ao chegar em casa, descobre que toda a sua família foi assassinada por um demônio. Para a sua surpresa, uma de suas irmãs sobrevive ao ataque, mas o alívio rapidamente se transforma em desespero quando descobrimos que ela, infelizmente, foi transformada em um demônio que precisa devorar humanos para sobreviver. Assim começa a história dos irmãos Kamado, que iniciam uma jornada para destruir todos os demônios do Japão enquanto procuram por uma forma de transformar Nezuko em humana novamente.
Fala sério, Fullmetal Alchemist feudal? Chique demais.
A animação é maravilhosa e a trilha sonora melhor ainda, mas o que me chama a atenção é o enredo. Em meio a famosa fórmula shounen de "um inimigo por arco, preciso treinar e ficar mais forte para proteger as pessoas que eu amo", eu acho que Kimetsu traz uma analogia muito bonita sobre como a saúde mental fragilizada acaba levando as pessoas a tomar as piores decisões. As explicações de como os demônios surgem tratam muito disso, e eu adoro o fato de que temos um flashback de todos os personagens em algum momento, por mais desprezíveis que eles aparentem ser. Somado a isso, também tem o fato de que muitos dubladores que eu AMO compõem o cast desse anime, o que transformou cada episódio num mini surto de "AI MEU DEUS EU CONHEÇO ESSA VOZ". Tem até o Akira Ishida, minha gente, o Akira Ishida!!!!!!!!!11!!!
Also, não é todo dia que o big boss do seu anime é nada mais, nada menos que o Michael Jackson. Eu desafio vocês a encontrarem um vilão mais icônico.

Yamada-kun to Lv999 no Koi wo Suru
Ano:2023; Temporadas: 01; My Anime List
Mais um dos meus favoritos do ano! Aqui conhecemos a Akane, uma jovem universitária que começou a jogar online por insistência do namorado, mas ele acabou terminando com ela pra ficar com outra garota que ele conheceu online. Desolada, ela resolve que precisa sair por cima, e planeja se embelezar toda pra ir num evento presencial sobre o jogo em questão. Apesar de muito determinada, Akane acaba esbarrando não só com o ex-namorado, mas também com a atual dele - o que a deixa desolada - e, pra piorar, encontra também o Yamada - um jogador na mesma guilda que ela, que é um completo babaca online. Apesar disso, Yamada acaba ajudando a jovem a sair de uma situação delicada com o ex, e a partir dessa experiência meio desastrosa, os dois acabam criando uma amizade, onde a frieza do garoto e o excesso de afeto da jovem acabam se complementando de alguma forma.
Sinopse péssima, mas o anime é uma delicinha. Acabei lendo o mangá inteiro (pelo menos até onde dava, porque ainda está em publicação) depois de assistir e, infelizmente, adaptaram pouquíssima coisa - cerca de 40 capítulos de 170. A história é relativamente realista, e é muito divertido acompanhar tanto o desenvolvimento dos personagens quando as enrascadas nas quais a Akane se envolve por ser muito boazinha (ou muito ávida, pode-se dizer). Os dois protagonistas se complementam muito, e é bacana ver a Akane aprendendo a ser menos inocente, enquanto o Yamada aprende a ser mais afetuoso, enquanto ambos respeitam de forma muito bonitinha os limites um do outro. Super curtinho, com apenas 13 episódios, não tem animação nem trilha sonora excepcionais, mas vale demais a pena pra quem quer ver um shoujo com pouco drama. Gostei tanto que, inclusive, já reli o mangá todo mais duas vezes, hahaha!

Alya Sometimes Hides Her Feelings in Russian
Ano: 2024; Temporadas: 01; My Anime List
Alisa é uma jovem beldade que faz muito sucesso na escola tanto por sua inteligência quanto pelo fato de ser meio-japonesa-meio-russa, mas sua popularidade é muito afetada pela sua personalidade mais rígida. Apesar disso, um de seus poucos amigos é o jovem Masachika, um adolescente que pouco se esforça na escola, completo oposto dela. Em função da proximidade inusitada dos dois, Masachika é um dos poucos que pode chamá-la pelo seu apelido, Alya. Além de sua personalidade difícil, outra coisa que às vezes afasta Alya das pessoas é o seu hábito de falar em russo em alguns momentos, principalmente quando está resmungando pra si mesma - o que ela não sabe, no entando, é que seu colega de classe, com quem ela tende a ser bem dura, na verdade entende o idioma - motivo pelo qual ele sabe que na verdade a garota é apaixonada por ele.
Quando vi esse anime no meu feed achei a premissa bem fofa, mas infelizmente é um harém. Apesar disso, o Masachika não parece dar muita bola para outras garotas - e pé bem divertido vê-lo surtar com a Alya falando na cara dele do quanto gosta dele, sem poder mostrar nenhuma reação porque ninguém sabe que ele entende russo. As falas em russo pra mim são meio cringe, porque a voz das personagens muda horrores (não sei se russo devia soar assim, mas parece um porn mal feito, e nem estou tentando ser ofensiva). O plot da temporada, no entando, é relativamente fraquinho, focado principalmente no drama escolar sobre o conselho estudantil, e tenho minhas dúvidas se teremos mais uma season pra essa série, mas pra quem estiver mais entediado é bem curtinho - tem 12 episódios e a animação é bem bonitinha.
Ponto fortíssimo do anime é que todos os episódios têm uma ending nova, inclusive com uma adaptação de World is Mine de Vocaloid, o que eu AMEI! Adaptaram até a viral Kawaikute Gomen, além da icônica Hare Hare Yukai e uma música da YUI que eu adoro, chamada Cherry. Certamente meu aspecto favorito desse título!

Sugar Apple Fairy Tale
Ano: 2023; Temporadas: 02; My Anime List
Anne Halford é uma artesã de doces determinada a seguir os passos de sua mãe e se tornar uma Silver Sugar Master, um título concedido apenas pela realeza. Para viajar para a capital e realizar seu sonho, ela compra Challe, uma fada bonita, mas desbocada, como seu guarda-costas. Anne deseja fazer amizade com seu companheiri de viage, mas num mundo onde fadas são tratadas como propriedade, Challe não quer saber dos humanos.
Mais um shoujo bem sessão da tarde, com uma protagonista fofa e benevolente que vive sofrendo na mão dos outros. Comecei a assistir o anime porque achei a arte bonita (e por causa dessa cena muito fofa cujo contexto eu precisava descobrir) - e de fato, o Challe é belíssimo, e a animação em geral é muito bem feita. Apesar disso, o enredo não é super revolucionário, então recomendo pra quem gosta de shoujo com mágica e contos de fada - embora o ponto sobre o preconceito contra fadas e afins seja um aspecto bem interessante, mas nada que eu já não tenha visto em outros títulos. Por algum motivo, embora a light novel já tenha finalizado, não adaptaram a história inteira, o que eu pessoalmente achei uma afronta porque de acordo com minhas pesquisas, faltava bem pouco e tinham muitos momentos ainda mais fofos do casal que simplesmente não vieram. Deselegante, JC Staff, deselegante.

All Saints Street
Ano: 2020; Temporadas: 04; My Anime List
Primeira animação chinesa resenhada neste blog! Wan Sheng Jie, ou All Saints Street é uma animação fofíssima de 4 temporadas, com episódios de cerca de 4 minutos - na versão japonesa, eles acabaram sendo compilados em 8 episódios de 24 minutos, o que confunde um pouco na hora de marcar no MAL, mas é muito gostosinho pra assistir despretensiosamente.
Nessa animação super fofa, acompanhamos as aventuras do Neil Bowman, um jovem demônio que é apaixonado pelo mundo dos humanos e não consegue fazer nenhuma maldade por mais que tente. Em função disso, ele resolve fugir para o mundo dos humanos, onde vai morar com um vampiro que conheceu online - lá, ele descobre que Ira Blood na verdade mora em um apartamento com vários outros seres sobrenaturais, numa república mesmo, e agora precisa se adaptar as regras de convivência e ao mundo humano que ele tanto admirava. O único problema? Neil é o receptáculo do Rei Demônio, e tem uma legião de seres sobrenaturais na cola dele tantando exterminá-lo.
A maior delícia de All Saints Street é que a própria animação não se leva muito a sério, e apesar da premissa começar meio "uau guerra dos mundos", o enredo é sobre uma república de jovens seres sobrenaturais com personalidades e necessidades completamente diferentes. É muito divertido acompanhar as aventuras do apartamento 1031 (o que é um trocadilho para o Halloween, basicamente), e principalmente a evolução do Neil ao longo da série. Se tem uma recomendação dessa lista que vocês precisam conferir, independente de gostarem de animes ou não, é definitivamente essa!

Katsute Mahou Shoujo to Aku wa Tekitai shiteita
Ano: 2024; Temporadas: 01; My Anime List
Da mesma autora de Inu Boku SS - que eu nunca assisti, mas muita gente conhece -, MahoAku (ou The Magical Girl and the Evil Lieutenant Used to Be Archenemies) conta a história de Byakuya, uma jovem inocente que foi enganada por um familiar pevertido e acabou se tornando uma garota mágica, e do Shun, o tenente mais eficiente da organização do mal, que acaba se apaixonando por ela a primeira vista e falhando repetidamente na sua missão de derrotá-la.
MahoAku tem uma premissa fofa, o character design é belíssimo, mas a história em si é o que meu pai chamaria de "zerar o QI": precisa se abster totalmente de todos os escrúpulos possíveis pra aproveitar a história. Com 12 episódios de 12 minutos cada, o anime é adaptação de um mangá de mesmo nome, que acabou sem final em função da morte da autora. Não ficou muito claro qual foi o objetivo de adaptar a história, e ela de fato acaba meio do nada; não é um título completamente sem final algum, porque tem algum desenvolvimento entre os protagonistas, mas ficam algumas pontas soltas de fato. O mangá é de 2013, e tem muitas coisas meio 'close errado' que seriam até aceitáveis na época, mas que não são tão passáveis hoje - apesar disso, o afeto entee a Byakuya e o Shun é um ponto forte na animação, e vale a pena pelo ship, se você estiver disposto a ignorar todo o resto.
Also, a música de abertura é muito gostosa e eu fiquei ouvindo repetidamente por semanas depois de assistir.
DANDADAN
Ano: 2024; Temporadas: 01; My Anime List
Indiscutivelmente o anime do ano - segundo ela mesma, a internet. Apesar do hype, preciso dizer que DANDADAN é bom mesmo, mesmo que o plot soe completamente maluco. Nesse anime acompanhamos as aventuras de Ayase Momo, uma garota que não acredita muito em ocultismo, embora acredite em fantasmas em respeito a sua avó, uma médium espiritual. Apesar de ser uma kogal popular e de personalidade forte, Momo é muito gentil, e por esse motivo acaba ajudando o jovem Ken, que está sofrendo com o bullying dos colegas de classe por ser um 'nerd'. O garoto acaba confundindo as intenções dela e pensa que Momo também se interessa em ocultismo - em especial alienígenas, um tema que ele adora. Isso leva os dois a uma discussão sobre a exixtsência ou não de alienígenas e fantasmas, e eles decidem por fazer uma aposta para provar quem está errado - eles não contavam, contudo, que estavam ambos certos, e agora precisam escapar de seres sobrenaturais que querem roubar seus órgãos reprodutivos por motivos diversos - Ken de uma yokai, e Momo de um grupo de alienígenas.
Caso você se interesse pelo enredo, ao pelo menos fique curioso com o hype - como eu fiquei -, recomendo fortemente que você leia o mangá. DANDADAN é um mangá semanal na Weekly Shonen Jump, mas apesar da demografia, não se engane: a protagonista da história é a Ayase Momo, e nos quadrinhos isso é muito, muito óbvio. O ponto forte da história - e também o fio condutor dela - é a relação entre Momo e Ken, que ela apelida de Okarun (que vem da pronúncia em japonês para Occult-kun, okaruto-kun), e como os dois se completam de várias formas. Isso não fica tão claro na animação, que tenta passar a mensagem de que o Okarun é o foco da história. Com 12 episódios, o anime sequer chega a tocar as partes mais complexas do enredo, e eu inclusive estou embasbacada com o fato de que o episódio da próxima semana é o último da temporada, pelo simples fato de que eu li o mangá inteiro em um final semana (sim, 175 capítulos em 2 dias, it's that good), e já sei que esse arco é muito maior do que 26 minutos conseguem dar conta. Inclusive, estou contando com a possibilidade de o estúdio se inspirar em Kimetsu no Yaiba e meter um episódio especial de 1h30, pois essa é a única possibilidade de adaptarem o arco inteiro.
Muita gente está falando sobre o quão maravilhosa é a aimação de DANDADAN, mas eu discordo um pouco - o anime é bem devagar em comparação ao mangá, e embora algumas cenas sejam incríveis de assistir, eu julgo que é mais pela ótima direção dos episódios do que pela qualidade da animação em si. Tem muitos momentos com frames estáticos, ou frames com desenhos ruins, desproporcionais e zooms mal-feitos, algo que talvez seja explicado pelo estúdio ser menor. A criatividade na direção e condução de algumas cenas, no entanto, é maravilhosa, o que eleva muito a experiência - recomendo fortemente que assistam essa análise sobre a abertura do anime, que mostra a quantidade de técnicas, decisões e referências usadas pra fazer esse 1min e meio serem completamente icônicos.
O que eu posso dizer é que sim, DANDADAN é muito bom, principalmente por ser um shounen que sai um pouco da mesmice - com uma protagonista feminina, algo que o autor do mangá precisou brigar muito com a editora pra fazer acontecer, com um segundo protagonista que é completamente diferente do típico macho fodão que costumamos ver em shounen, e com vários plots profundos que num geral o espectador não está esperando de um anime que gira em torno do fato de o protagonistas perder as bolas dele no primeiro episódio. Sim, isso é um fato. Os memes são reais. Mas juro que é muito bom. Apesar disso, de verdade: se o anime não te ganhar, leia o mangá porque DANDADAN vale demais a pena!



Com isso, encerro esse monster post sobre todas as animações que assisti em 2024. Eu ia incluir também Vanitas no Carte, mas como ainda não terminei de ver, não tinha muito a dizer ainda - quem sabe eu faço algo parecido ano que vem e falo desse título por lá? Mas, considerando o tamanho do post, talvez eu deva considerar um post semestral, e não anual, risos.
Beijinhos a todes os guerreiros e guerreiras que leram até aqui, e espero que vocês consigam aproveitar ao menos 01 unidade de dica dessa lista gigantesca. E mais uma vez, agradecimentos ao Vinícius que me cedeu o login do streaming: esse post jamais seria possível sem você ♥ Até a próxima, querides leitores! o/~


[A/N: não revisei esse post gigantesco antes de postar, então peço que relevem quaisquer erros de digitação. Só não queria enrolar ainda mais pra publicar essa monstruosidade]

Marcadores: ,


Written by Shana | 15 de dezembro de 2024 | 2 Comentários | link to this post



«older home newer»