posts shana blog links
+ + +
#11 - Qual o seu quote favorito?

Saudações, leitores queridos ♥ Espero que tenham passado bem esses dias, que estejam praticando afastamento social direitinho, cuidando da saúde e usando o tempo livre com algo que os faça sentirem-se bem. Hoje eu resolvi dar continuidade ao desafio dos 30 dias, que iniciei em janeiro aqui no blog mas que nunca mais retomei, então vamos que vamos que tema é o que não falta.
O 11º dia do desafio dos 30 Dias sugere eleger um quote predileto - mas seria absolutamente impossível pra mim resumir em uma única frase todas as grandes impressões da minha não-tão-breve vida e de tudo o que eu li e ouvi nesse tempo. Então eu resolvi trapacear, e fiz uma seleção de alguns quotes que me deixaram alguma impressão, ou com os quais me identifiquei de alguma forma, qualquer que seja. Sigam-me os bons!

Na verdade, eu não gosto de pessoas que andam por aí brandindo a bandeira da justiça. Não importa o motivo, onda há humanos envolvidos não existe preto ou branco, justiça ou maldade. Há apenas o nosso desejo.
Oz Vessalius. Pandora Hearts. Vol 16, Chapt. 42.

Essa é uma das melhores frases de Pandora Hearts, um mangá muito bom que eu já recomendei aqui. Ela tem um certo contexto na história, mas eu a acho muito forte, e muito verdadeira pra nossa realidade - no final do dia, a linha entre justiça e maldade é muito turva, e o que faz de nós humanos e desumanos também. E como a boa freudiana que eu sou, não posso deixar escapar uma oportunidade pra refletir o quanto a humanidade é movida pelo desejo, né non? Hahaha!
Você lutou para proteger o seu mundo. Isso não é o suficiente? Afinal, a justiça nesse mundo é só um monte de princípios feitos por aqueles com poder para se adequarem. Ninguém pensa verdadeiramente nos outros, você vai perder tudo se não conseguir acompanhar. Apenas dois tipos de pessoa existem nesse mundo: aqueles que roubam e aqueles que são roubados.
Ciel Phantomhive. Kuroshitsji, Volume 7, Chapter 32.

Apesar de ser uma frase dura, acreditem: Ciel estava confortando outra pessoa nesse momento. E um mau-leitor poderia dizer que ele está sendo pessimista, mas essa citação é extramente verdadeira. A Justiça nem sempre é cega, ela é por vezes preconceituosa e concede muitos privilégios. É feita por uma cerca camada social que, em geral, sabe como contorná-la - e às vezes a gente precisa aceitar que fez o que pode para proteger o que nos era mais importante. Nem tudo na vida depende do quanto você se esforça ou acredita em algo, e é importante saber disso pra que a gente possa seguir em frente em algumas situações.
"Quando você se importa com as coisas, isso acaba te desgastando..."
Essas foram as palavras de alguém que sabe sabe o quão assustador é perder alguém.
Ao Haru Ride, vol.04, Chapt. 12.

Perdoem a repetição, mas esse quote foi intenso pra mim quando li pela primeira vez, e foi ainda mais intenso agora, depois de eu mesma passar pela experiência da perda.
É lindo dizer que a morte é uma passagem, e que as memórias ficam, mas a grande verdade é que a perda muda a gente, muda a nossa maneira de ver e interagir com o mundo. Só quem passou pelo luto sabe o quão difícil ele pode ser, e da minha experiência posso dizer que a gente nunca entende a morte totalmente enquanto não passar de perto por ela. A experiência me fez aprender que às vezes as palavras bonitas não consolam, e que a perda nada mais é do que um grande vazio. E acho que o Kou é um personagem que ensina muito do quão difícil é ver beleza num mundo quando algo que você amava desaparece dele.
Há uma luz que nunca se apaga
The Smiths. There is a Light that Never Goes Out. Tradução livre.

Um hino. Toda a letra dessa música é intensa pra mim, mas acho que a ideia de que há uma luz que nunca se apaga, não importa o quê, é empoderadora. Que a gente possa acreditar nisso nos dias mais escuros!
Às vezes soluções não são tão simples
Às vezes 'adeus' é o único jeito
[...] E a sombra do dia
Vai abraçar o mundo em cinza
E o sol vai se pôr pra você
Linkin Park. Shadow of the Day. Tradução livre.

Eu sempre gostei dessa faixa do Linkin Park, mas ela tomou um outro sentido pra mim com a morte do Chester Bennington. E foi então que eu parei pra realmente ler a letra e entender o quão profunda ela é; às vezes as coisas não são tão simples quanto parecem e a nossa única opção é partir. E isso vale pra muitas situações, momentos e sentimentos, e esse trecho mexe muito comigo em função disso.
Reconstruiremos tudo o que a guerra destruiu, e talvez em terreno mais firme e de forma mais duradoura do que antes.
Sigmund Freud. “Sobre a Transitoriedade” (1916/1915). Retirado do vol XIV das Obras Completas – Ed. Imago.

Esse quote, veja bem.
Todo o texto "Sobre a Transitoriedade" mexe comigo. Nele o Freud fala sobre como a vida não deixa de ser bela por ser efêmera, e que as coisas não devem perder o seu valor porque elas acabam. E aí ele explica toda a relação humana com  o luto e sobre como, por medo de perder, a gente deixar de aproveitar muitas coisas na vida. É um texto lindo - talvez nem tão acessível, em termos de linguagem, visto que é um texto científico da Psicanálise, mas que fala basicamente como mesmo a efemeridade é bela, e que elaborar as perdas e se permitir viver o sofrimento é importante pra poder aproveitar o que a vida traz pra nós.
É difícil escapar à impressão de que em geral as pessoas usam medidas falsas, de que buscam poder, sucesso e riqueza para si mesmas e admiram aqueles que os têm, subestimando os autênticos valores da vida.
Sigmund Freud. O mal-estar na civilização. 1930, tradução por CIA das Letras (2011).

A frase que inicia O Mal-estar na Civilização é provavelmente o ponto mais alto desse texto pra mim. O texto onde Freud discute a religião como uma produção social e a falácia da busca pela felicidade (que, segundo ele, é o que nos faz mais infelizes) é um dos seus "artigos pessimistas", mas que nem por isso deixa de ser verdadeiro e, mesmo elaborado na década de 30, discorre uma reflexão muito válida para os dias de hoje. Acho no mínimo curioso que a gente fale tanto hoje em dia algo que o pai da psicanálise já vinha falando há tantas décadas...


Por fim, eu fico por aqui. Quais quotes e frases incríveis já tocaram vocês? Quais dessas mexeu mais com vossas pessoinhas, queridos leitores? Espero que minhas escolhas tenham os entretido, ou ao menos ajudado a refletir alguma coisa.
Beijinhos a todos e até a próxima! o/

Marcadores: ,


Written by Shana | 22 de abril de 2020 | 2 Comentários | link to this post



«older home newer»