Everybody's comin', leave your body at the door! Embora a trilha sonora oficial do Halloween seja obviamente
a abertura de The Nightmare Before Christmas, Dead Man's Party é um ícone musical bem equiparável, eu diria. Basicamente a trilha sonora perfeita para uma
festa macabra, não acham? Pois é bom concordarem, porque afinal é justamente uma festa macabra que quero compartilhar com vocês hoje!
Já virou uma tradição familiar celebrar o
Halloween anualmente. No primeiro ano fizemos uma festa grande, chamamos vários familiares e amigues, mas em 2020 fizemos só algo entre nós pra manter alguma empolgação durante o isolamento social. Esse ano, com todes já imunizades (embora ainda seguindo as restrições), fizemos uma reunião com duas amigas - nos fantasiamos, fizemos comidas típicas e aproveitamos um raro momento social pós-pandemia. Como estávamos só em 5, eu decidi me investir no rolê e fiz várias
comidinhas temáticas, e queria compartilhar com vocês como eu celebrei meu 31 de Outubro ♥ Sigam-me os bons!

Depois de ver muitos vídeos sobre lanchinhos halloweenescos fáceis, decidi colocar algumas ideias em prática. Algumas eu meio que adaptei a partir da estética, outras eu tentei seguir mais a risca.

Com algum auxílio da minha mãe, nós fizemos patê de ricota das trevas (vulgo: com corante preto), aranhas e múmias de salsicha (com massa folhada pronta), pastéis assombrosos (com massa pronta e cortadores temáticos), olhos de chocolate e cupcakes trevosos. Usei algumas balinhas de goma com formatos de abóbora, dente e minhocas pra decorar a mesa, e comprei alguns chocolates temáticos da Hersheys também. A mesa ficou bem linda, né non?
A propósito:
sim, as mini-abóboras são de verdade, e eu já tenho receitas planejadas para todas, hahaha!

Para as bebidas, fizemos um combo de refrigerantes e meu famoso
Ponche de Almas Penadas (que é basicamente groselha, água gaseificada e algumas maçãs que eu mesma esculpi). Foi a mesma bebida que eu fiz
aqui, na primeira festa temática que demos em casa.

Como de costume, fiz algumas
comprinhas para entrar no clima, como esses canudos de caveirinha maravilhosos, e também aproveitei pra fazer uma
nail art temática (pra quem ainda não sabia, sim: eu adoro nail art). Usei alguns adesivos que comprei na internet específicos pra isso, mas resolvi tentar um pouco de desenho à mão livre também - acabei gostando do resultado, e achei que o mix de técnicas criou uma estética trevosa e fofa sem muita dificuldade!

A criação da qual fiquei mais orgulhosa foram meus
cupcakes trevosos! Usei um molde de silicone e chocolate branco para fazer as abóboras, ganache de chocolate meio amargo para fazer a cobertura e acreditem se quiserem: usei massa de bolo pronta para fazer os bolinhos. Foi incrivelmente fácil, e fiquei bem satisfeita com o resultado!

Eu nunca tinha feito cupcakes, então fui fazendo tudo meio no feeling e orando para que desse tudo certo. Como queria os bolinhos mais durinhos, diminuí 1/3 da quantidade de leite que a embalagem indicava, e coloquei corante em gel preto na massa para deiá-los escuros. Com o ganache eu acabei errando um pouco - não pesquisei nenhuma receita, só derreti o chocolate, coloquei creme de leite e corante vermelho e fui na fé. Fiquei com medo de deixar endurecer e não conseguir fazer o topinho dos cupcakes, então fiz com ele mole mesmo e não consegui deixar a cobertura alta, como é costume. As abóboras de chocolate foram só pra dar um charme mesmo, mas o chocolate estava gostosinho, hahaha!
Pra quem nunca havia feito cupcakes e fez na base da gambiarra, sem receita nem orientação, achei que me saí muito bem. As convidadas gostaram, pelo menos!

Também fiz esses
pastéis de calabresa com alguns
cortadores temáticos. Usei cortadores de biscoito e uma massa pronta de "pastel de forno", que não sei dizer ao certo o que é - parece um mix de massa de pastel com massa de pão, se é que isso faz sentido. Como os cortadores eram pequenos, fiz vários pasteizinhos pequenos também, mas ficaram bem gostosos e foram relativamente fáceis de fazer. Com dois pacotes de massa fiz mais ou menos uns 40 mini-pastéis!

Os
olhos de chocolate são bom-bons prontos, e eu só decorei com ganache de chocolate branco tingido de vermelho e preto. Tive um pouco de dificuldade para trabalhar com o ganache, e a maioria ficou meio disforme - mas pensando no tema da festa, acho que não foi um grande problema, né? Hahaha!
As
aranhas e múmias de salsicha são receitas que vi a torto e a direito pela internet, e embora nossas múmias não tenham funcionado muito, as aranhas ficaram perfeitas! Só não tive a habilidade para decorar as duas receitas com olhinhos, mas o importante é que estavam gostosas.
Já o
patê trevoso foi uma ideia meio em cima da hora - minha mãe faz esse patê há muitos anos, e compramos as barquinhas prontas para acompanhar. Só colocamos o corante pra ficar mais ou menos temático, e ela usou maionese de alho pra dar um gosto mais intenso (os vampiros que se cuidem!)

A princípio ficamos um pouco receosas se a comida seria suficiente para todes, mas acabou até sobrando. Ficou bem gostosinho e eu fiz tudo em aproimadamente cinco horas - sem contar o tempo de forno dos salgados e tal. Foi bem divertido ter uma festa com todas as comidinhas temáticas, e também foi legal receber pessoas que gostamos depois de quase 2 anos sem nenhuma interação social que não fosse virtual.
Confesso que fiquei um pouco receosa de receber pessoas em casa, mas tenho tentado entender que
em algum momento vamos voltar a interagir fora de casa, e que desde que sigamos nos cuidando, mantendo a higiene e seguindo as restrições, algumas coisas são possíveis. Estamos mais uma vez vivendo uma readaptação aos acontecimentos da vida, e eu preciso ir me habituando a essa nova fase, tudo de novo.
Mas enfim: o que acharam do meu cardápio tenebroso? Espero ter inspirado alguém com minhas guloseimas halloweenescas, hahaha! Que todes tenham um terrível Halloween, e que as almas penadas vos assombrem ao longo de todo o feriado! ♥ Beijinhos a todes e até a próxima!
Marcadores: comida, datas comemorativas, fotos