let's be cool
Saudações, visitante! Neste momento, você se encontra no Hishoku no Sora, um blog pessoal sem fins lucrativos. Aqui se fala de tudo um pouco, então fique à vontade!
A versão atual é inspirada na música "Afraid to be Cool", ilustrada por Jimin e Jungkook (BTS, War of Wormone).

the coolest
Kawasumi Shana, 24 anos e contando +1 todo dia 7 de fevereiro - logo, sou toda aquariana. Adoro música, mangás, animes, filmes e livros. Odeio insetos, injeções e filmes de terror, sou criativa e contraditória, possivelmente tenho um parafuso a menos - mas juro que sou legal. Ou não. more?

come with me!


Follow

scream out!

what did you say?

bye baby bye!

 
Hishoku no Sora
Google Chrome | 1366x768


MR REMOVED - Kpop sem playback
O pop coreano - que a gente costuma abreviar só pra Kpop - consiste basicamente de grupos de jovens que cantam, dançam e fazem uma série de coisas para tornarem-se ídolos na Coréia do Sul. Quanto maior a popularidade de um Idol, mais ele rende pra empresa e, por mostrar-se um mercado lucrativo, começaram a bombar agências e grupos de Kpop por lá. Existem alguns mais famosos, outros menos, mas o fato é que todo ano algum grupo "debuta" por lá. Os grupos costumam ter algumas características fixas entre os integrantes - o líder, o rapper, o dançarino, o que canta bem, a carinha bonita, o caçula, entre outros papéis - e geralmente os integrantes, além de cantarem e dançarem, possuem algumas habilidades extras - como atuar, compor, alguns são bons comediantes e outros viram até MCs em programas. Até aqui, é um lindo universo de fantasia, glamour e sucesso, né?
A questão é que, com tanto grupo debutando o tempo todo, temos que admitir que nem todos são bons em tudo. É muito comum, por exemplo, que o membro "face" - ou seja, a carinha bonita - sequer saibar cantar, e por vezes alguns integrantes sequer têm linhas - quer um exemplo? A Ellin, do Crayon Pop: ela é bonitinha, mas em algumas músicas, como Saturday Night e Dancing Queen, ela sequer tem linhas próprias (ou canta "no refrão", que nós sabemos que no fundo quem gravam são as vocalistas do grupo, ou seja, aquelas que cantam bem). Ademais, desde a época de Britney Spears, a gente sabe que não dá pra dar cambalhota no palco e cantar ao mesmo tempo - onde eu quero chegar? O grupos de Kpop usam playback, em 99,99% de suas apresentações. E convenhamos pessoal, isso não é segredo pra ninguém (ou não deveria ser, pelo menos).
Não estou discutindo aqui se eles sabem cantar ou não, mas vamos admitir que é muito mais fácil ficar parado com o microfone na mão e cantando tranquilamente (como é costume no ocidente) do que fazer isso enquanto seus braços se mexem pra todos os lados ao mesmo tempo - sem falar que isso cansa, né? Por conta disso, às vezes rolam uns comentários maldosos do tipo "A fulaninha só serve pra ser bonita, mas não canta nada" ou "Como eles conseguem cantar e dançar ao mesmo tempo?", entre outros que vocês devem ter pensado aí. 
Moral da história? Pra tirar teima dessas e outras inquietações (ou pulguinhas atrás da orelha, HAHAHA), foi criado o canal PDK MR Removed - que basicamente usa algum programinha ligeiro pra tirar o playback das apresentações! E embora tenha rolado uma explicação super elaborada - que eu não estava planejando de início, mas enfim -, o objetivo do post de hoje é mostrar essa maravilha da internet pra vocês - afinal, meu tempo ocioso na internet é 90% usado em porcarias no youtube, mas não é como se a gente ligasse de verdade pra isso, né? Vamos seguindo.

O primeiro exemplo que peguei foi I don't need a Man, do Miss A. Escolhi esse grupo porque já vi gente comentando que "A Suzy é linda, mas não canta nem dança". Ela de fato é bem meiguinha e provavelmente tem essa função no grupo - "face" -, e sendo assim ela sequer precisa ser boa nos vocais. Contudo, aqui está um vídeo tira-teima: Suzy canta sim gente, e canta o refrão da música ainda!


O ponto fraco é que, como vocês podem ver, o refrão fica todo por conta do playback. Acontece, galera, essa é recorrente. Duvida? Então vai aqui pra você um vídeo do Nine Muses, apresentando Drama, onde todas as meninas tentam cantar suas partes direitinho (talvez não tão bem), até que chega... bem, o refrão.


Eu tenho a sensação de que o refrão ficou por conta daquela rookie que eu não gosto e não canta nada, mas acho que é só uma sensação mesmo.
Contudo, não é sempre que o refrão das músicas fica por conta do playback - contudo, não é um coro do grupo inteiro, embora todos mexam as bocas com bastante entusiasmo. O Girls Generation nos prova: quem grava o refrão são os vocalistas do grupo - os "canta bem" -, e são eles também quem cantam essas partes nos shows.


Nesse vídeo dá pra perceber que "não dá pra ser bom em tudo" - algumas integrantes só tem uma linha, que não dura 5 segundos - mas uma dança bem, outras são atrizes, ou seja: como eu disse lá em cima, cada membro tem seu papel. No fundo, se você é um dançarino ou um rapper ou uma atriz, você sequer precisa cantar bem, mas já que você está num Idol Group... Se vira nos 30, querida! Aproveito pra ressaltar: viram que a fofíssima da Sunny canta suas partes direitinho? Essa é pra você que estava achando que essa fofa "é só sobrinha do Lee Soo Man", viu? Agradecida.
Agora, lembram lá em cima quanto eu citei o "fator cansaço"? Pois é, todo mundo que dança e anda de um lado pro outro fica sem fôlego, mas quando você tem que fazer isso e cantar ao mesmo tempo, a coisa aperta um pouco. Vejam o exemplo a seguir:



De maneira alguma eu estou julgando os meninos por isso - afinal, eu amo o B2ST desde sempre e para sempre (embora eu queira destacar que o Yoseob é divino e canta maravilhosamente todas as suas partes). Mas tente você ter coordenação o suficiente pra fazer todos esses passos malucos, segurar um microfone, pular pra lá e pra cá por 5 minutos e cantar divinamente bem, tudo junto. Não deu? Pois é! É por isso que os cantores às vezes apelam pra coisas tipo autotune, mas vamos ser honestos pessoal, não dá pra cantar igual sereia e sair pulando igual macaco ao mesmo tempo. Não é a toa que geralmente o integrante que está cantando tem um momentinho de pausa na coreografia pra, bem, cantar.
Além desses que eu selecionei, tem muitos outros aí na internet. Tem uns bem engraçados, tipo esse do Nasty Nasty, onde a Kyungree sussura um pouco, o guri geme o tempo todo e a outra garota... Bom, ela se esfrega no chão. mas também tem uns exemplos de tirar o fôlego, tipo o Girl's Day arrasando absurdamente bem uma música que é 50% sussurro (isso deve ter um nome bonito no meio musical, mas eu não manjo nada dessas coisas, me julguem). Além disso, o PDK não é o único canal que faz essa brincadeira - escolha o nome de qualquer cantor ou grupo de Kpop e jogue um "MR Removed" no youtube: diversão garantida, meus caros! Só é decepcionante em casos onde você acaba descobrindo que o membro que você super gosta não canta nada, mas você pode lidar com isso, vá por mim. Sendo assim, o post de hoje não acrescentou nada na sua vida, mas a gente se divertiu, não? Não? Tudo bem, você pode fazer outra coisa então. Ou fingir que não leu esse post.

Marcadores: , ,


By Shana • quinta-feira, 21 de maio de 2015 • 12 ComentáriosLink to this post


«older newer»