let's be cool
Saudações, visitante! Neste momento, você se encontra no Hishoku no Sora, um blog pessoal sem fins lucrativos. Aqui se fala de tudo um pouco, então fique à vontade!
A versão atual é inspirada na música "Afraid to be Cool", ilustrada por Jimin e Jungkook (BTS, War of Wormone).

the coolest
Kawasumi Shana, 24 anos e contando +1 todo dia 7 de fevereiro - logo, sou toda aquariana. Adoro música, mangás, animes, filmes e livros. Odeio insetos, injeções e filmes de terror, sou criativa e contraditória, possivelmente tenho um parafuso a menos - mas juro que sou legal. Ou não. more?

come with me!


Follow

scream out!

what did you say?

bye baby bye!

 
Hishoku no Sora
Google Chrome | 1366x768


Desvendando "November Rain" do Guns n' Roses

Saudações leitores! Hoje venho falar com vocês sobre música - sei que tô devendo uns mil memes aí, mas calma que uma hora eles aparecem, eu prometo. uwu/
Já devo ter mencionado que cresci numa família que ouve de Guns n' Roses a Burt Bacharach - se não, bom, estou mencionando agora. E nos longos fins de semana regados a música, eventualmente rolava o debate sobre o que diabos estava acontecendo no clipe de November Rain.
Pra quem não conhece (meus deus, em que mundo você viveu até agora?), November Rain é o 11º single do Guns, lançado em junho de 1992 e escrito pelo vocalista, Axl Rose. Ele trabalhou na melodia desde 1983, e a letra é inspirada na relação do cantor com sua ex-esposa, Erin Everly. É uma das canções mais longas do grupo, e o clipe é o 13º mais caro da história da música. 
A questão é: November Rain conta uma história. Basicamente, sobre um relacionamento que se acaba, afinal, é disso que a letra fala.
Nothin' lasts forever and we both know hearts can change
And it's hard to hold a candle in the cold November rain
Contudo, chega um ponto no clipe em que uma confusão rola solta e de repente nada faz sentido - pessoas morrem do nada e você fica com cara de quem passou por um furacão e não viu nada acontecendo. 
Passei anos da minha infância e pré-adolescência assistindo esse clipe com várias pessoas diferentes, tentando descobrir alguma coisa, alguma pecinha faltando, e nunca cheguei a lugar algum. Foi então que recentemente eu me dei conta do seguinte fato: inventaram a internet! Logo, eu podia simplesmente largar mão de ser panaca e procurar web afora o que diabos acontecia nesse clipe. Antes de soltar minhas teorias com base em minhas descobertas, vamos ver o clipe.


November Rain é assim. Tem um Axl deprimido, um casamento, uma tempestade e de repente um velório. Minha dúvida era: como saímos da festa de casamento pra um velório? Bem, eu pesquisei.
Primeira coisa: o clipe é parte de uma trilogia não-oficial, seguido de Don't Cry e Estranged. Embora a banda nunca tenha confirmado a informação, aparentemente Axl e Del James já deram declarações que confirmavam essa ideia. Além disso, o clipe é inspirado num conto escrito por Del James, chamado Without You (Sem Você), publicado no livro The Language of Fear, de 1995. O conto é sobre um rockstar chamado Mane, totalmente apaixonado por uma mulher chamada Elizabeth - e ela por ele. Certa noite, Mane pede que Elizabeth vá ao local onde sua banda tocará, mas ela se recusa e ele, deprimido, resolve curtir a noite com algumas fãs. O que Mane não sabia, era que Elizabeth queria fazer-lhe uma surpresa, e foi até seu quarto de hotel, se deparando com a cena. Ela vai embora desesperada e desaparece, não atendendo nem mesmo as ligações de Mane. Por qualquer que seja a razão, Mane cogita a possibilidade de Elizabeth cometer suicídio, matá-lo ou matar a ambos e, então, resolve ir até sua casa - chegando lá, ele ouve o barulho de um tiro e, ao entrar na casa, depara-se com Elizabeth morta, e metade de sua cabeça estourada.
Com o coração em pedaços, sentindo-se completamente culpado, Mane escreve uma música para Elizabeth, chamada "Without You", para que ela pudesse ouvi-la do céu. Ao terminá-la, Mane resolve tocar a música pela primeira vez, mas acaba derrubando seu cigarro no tapete e incendiando sua casa. Recusando-se a abandonar o piano até terminar de tocar a música, ele morre em meio às chamas.
Parece trágico pra você? Bom, é mais ou menos isso que acontece em November Rain. Aparentemente, esse conto é também inspirado na relação de Axl e Erin, embora os dois não tenham chegado ao final trágico pensado por Del James. A questão é: como é que a noiva morre, afinal de contas?


Observem a imagem acima, retirada do clipe em 07:22. Percebam que há uma fina linha luminosa no corpo da noiva, que se estende por ele todo. Isso, meus caros leitores, é um espelho. Segundo minhas pesquisas, trata-se de uma técnica usada por funerárias quando a família quer um velório de caixão aberto, mas o finado sofreu algum tipo de trauma na cabeça. O espelho é colocado no meio do caixão, refletindo a imagem do morto e dando-lhe uma aparência mais saudável, escondendo o lado deformado.
O que isso sugere? Bom, que a cabeça da noiva não estava muito bonita de um dos lados, pelo menos. O que seria esperado caso ela tivesse atirado na própria cabeça, talvez?
Isso, caros leitores, sugere que em algum momento a noiva de November Rain se mata. Com um tiro na cabeça, como Elizabeth em "Without You". O ponto é que essa parte não aparece no clipe - aliás, a gente assume que o vídeo conta a história passo a passo, e que tudo acontece no mesmo dia, o que pode não ser verdade.
No vídeo, fica a impressão de que acontece algo durante a festa de casamento que mata a noiva - o que estou sugerindo é que isso não acontece. Na minha interpretação, a chuva e a confusão aqui refletem a situação conturbada na qual o casal se encontra - inclusive a icônica cena onde um dos convidados destrói o bolo de casamento poderia ser uma metáfora para o desmoronamento do relacionamento dos noivos. Somado a isso, ressalto de novo que a música foi inspirada no casamento conturbado de Axl com Erin, que durou cerca de 10 meses - quando a letra cita "sometimes I need some time on my own" (lit. "às vezes eu preciso de algum tempo sozinho"), faz referência a possessividade que Erin tinha e relação à Axl, por exemplo. Dessa forma, no clipe o casal parece feliz, festeja, mas "logo após a cerimonia", as coisas "dão errado", levando ao desfecho da historia - o suicídio da personagem. Ressalto, de novo, que essa é a minha interpretação dos fatos, mas me parece aqui que a brevidade do casamento alude ao curto período em que Axl e Erin permaneceram casados. O fato de a noiva em November Rain ser enterrada com o vestido não quer dizer, necessariamente, alguma coisa.
But lovers always come and lovers always go
And no one's really sure who's lettin' go today
Moral da história: a noiva se mata. Provavelmente, com um tiro na cabeça - motivo pelo qual o caixão utilizado tem um espelho. Vale lembrar que no minuto 05:12 ela parece visivelmente desconfortável, o que pode significar que ela já estava incerta sobre o casamento e o rumo que as coisas estavam tomando na vida dela. Mas, sem querer me estender muito, dá pra pensar também que ela teve só um pressentimento ruim e, sei lá, ela caiu e bateu a cabeça na festa? Parece muito sem-graça pra mim, então prefiro ficar com a primeira teoria - o suicídio. Além disso, o clipe começa com Axl tomando remédios para dormir, e lá pelos 6 minutos, ele parece andando sozinho a noite (como se fosse visitar algum lugar, como Mane vai atrás de Elizabeth) - o que pode indicar que as cenas do casamento e demais são dele se lembrando dos acontecimentos. Ademais, em 8:40 o personagem acorda de um pesadelo, o que, pra mim, indica que tudo o que acontece é um sonho, no fim das contas.
Sendo assim, caros leitores, considero November Rain desvendado com sucesso! Acredito que muitos já soubessem dessa história, mas, bem, é sempre interessante compartilhar minhas descobertas. E vocês, já sabiam? Não conheciam a música? Discordam de algo? Estou aberta ao debate, hahaha! Por hora, fico por aqui - beijinhos a todos e até a próxima! o/

Fontes: Wikipedia BR, Wikipedia

Marcadores: , ,


By Shana • terça-feira, 30 de agosto de 2016 • 3 ComentáriosLink to this post


«older newer»